1. O que é Farmácia de Manipulação?
Farmácia de manipulação ou farmácia magistral é o estabelecimento que prepara formulações atendendo à prescrição de profissionais habilitados, como médicos, dentistas, veterinários, farmacêuticos, entre outros que estabelece sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.
2. Qual é a validade da receita?
As receitas que contenham substâncias sujeitas a controle especial (as de tarja vermelha ou preta), tem validade de 30 dias, a partir da data de prescrição. A validade de receitas contendo antibacterianos é de 10 dias, a partir da data de prescrição. A validade das demais receitas é estipulada pelo prescritor. Por exemplo: “receita válida por 6 meses”. “Repetir a fórmula mais 2 vezes”. ”Utilizar o medicamento até ....” .
Quando não há nenhuma indicação da validade da receita, só poderá ser aviada uma única vez ou, no caso de medicamentos de uso contínuo e de venda livre, o farmacêutico responsável pode autorizar a repetição.
3. Os medicamentos podem apresentar variação de coloração?
Sim. Medicamentos a base de substâncias de origem vegetal podem apresentar variação na coloração, consistência e tamanho das cápsulas, conforme época de colheita das ervas e lote de fabricação.
Já para formulações para uso tópico ou soluções orais, a mudança de coloração pode indicar algum problema no produto. Nesse caso, entre em contato com o farmacêutico para maiores esclarecimentos.
4. Posso repetir a formulação?
Depende. Se o medicamento é de uso contínuo ou há autorização do prescritor, a farmácia pode repetir a formulação. Caso contrário, apenas com autorização expressa do precritor.
Em caso de substâncias de venda livre ou produtos cosméticos manipulados, o farmacêutico responsável pode autorizar a repetição, após avaliação caso a caso.
5. É normal alguns medicamentos apresentarem odores fortes, desagradáveis?
Sim, algumas substâncias presentes nas formulações podem ter cheiro desagradável, difícil de mascarar. Alguns exemplos: Metionina, Acido tioglicólico, DMAE, Valeriana, entre outras.
6. O tamanho das cápsulas podem variar?
Sim. Apesar do rígido controle de qualidade, pode acontecer de algumas matérias primas apresentarem certa variação na densidade dos pós ou teor de ativo, o que pode acarretar em diferença no tamanho das cápsulas..
7. Por que alguns medicamentos devem ser guardados em geladeira?
Porque algumas matérias-primas são sensíveis ao calor e sua estabilidade é melhor preservada quando mantidas sob refrigeração.
8. O que são cápsulas entéricas?
São cápsulas que recebem um revestimento resistente ao suco gástrico. Alguns medicamentos necessitam desse revestimento para assegurar a estabilidade e/ou ação do medicamento.
9. Posso usar a receita da minha amiga para fazer uma formula para mim?
Não. As prescrições magistrais são formuladas de forma personalizada, de acordo com os sintomas e necessidades de cada paciente.
10. A farmácia possui laboratórios de controle de qualidade?
Sim. A Farmácia Posanga possui laboratório de controle de qualidade interno e processos que garantem a qualidade do produto acabado. E, também, mantemos contrato com laboratório terceirizado, PROQUIMO, para análises de matérias primas, fórmulas acabadas, análises de processo e água..